O Rio de Janeiro é repleto de histórias importantes. Uma delas é do quilombola Astrogilda Ferreira dos Santos, matriarca do Quilombo Cafundá que hoje abriga alguns núcleos familiares, além dos seus próprios descendentes, no coração do maciço do Parque Estadual da Pedra Branca, em Vargem Grande.
Conhecer a história de Astrogilda e de sua família, que hoje dá continuidade ao legado da curandeira, parteira e rezadeira da região, é conhecer um pouco mais da história da nossa própria cidade, afinal, essa é a página de um livro que começou a ser escrito bem antes de tudo que conhecemos hoje.
A Ação Griô, comandada por @sandro_quilombola, Paulinho (que é o pai da Giselle do Tô na Boa) e demais integrantes da família de Astrogilda, tem como objetivo contar e preservar a história e o legado riquíssimo que ela deixou e também todo trabalho da comunidade quilombola local. Esse passeio é uma aula de história viva, daquelas que você não encontrará nos livros de escola, mas pode se fartar do conhecimento direto da fonte.
O passeio deve ser reservado através do telefone (21) 987488478 e inclui: trilha guiada, café da manhã no quilombo, banho de cachoeira e palestras. A parada para o almoço, que fında a excursão, é no Tô na Boa, um dos restaurantes mais recomendados de Vargem.
Se você ama história e natureza, não pode fazer de visitar! Energia única, eu amei!




