Imagina se hospedar em um hotel fazenda que já foi cenário de gravação de várias novelas de época? O Hotel Fazenda Boa Vista é hoje um grande complexo de entretenimento com piscinas, tirolesa, passeio a cavalo, lago com pedalinho, horta, fazendinha, parque aquático e cômodos que guardam memórias de dois séculos.










Cenário de algumas novelas de época, como, por exemplo, ”Cabocla”, que está sendo reprisada pela ”TV Globo”, o Hotel-Fazenda Boa Vista é um resquício colonial. Sua fundação data de 1780 e foi um importante ponto de referência no ciclo do café no século XIX.
O casarão fica na divisa com Barra Mansa, aqui no Estado do Rio, e fica em Bananal, região conhecida pelo café e desbravada pelos bandeirantes para escoar o ouro que vinha de Minas Gerais. As propriedades eram dadas a quem vinha construindo os caminhos/estradas e essa foi uma delas. Consegue imaginar o tanto de história guardada que tem aqui, né?! Inclusive, um dos pontos altos desse hotel é o quarto onde Duque de Caxias pernoitou em dado momento. Muitos elementos ainda são originais, como a cama onde o oficial se deitou. Esse é o quarto mais requisitado do Boa Vista, então é necessário que se faça uma reserva com bastante antecedência.



O cenário da fazenda carrega inspiração para diversas produções cinematográficas e televisivas, tais como: O Casarão (1976), Dona Beija (1986), O Coronel & O Lobisomem (1995), Cabocla (2004), Um Só Coração (2004), Sinhá Moça (2006), Beleza Pura (2008), Saramandaia (2013), O Prisioneiro da Liberdade (2019); além de produções internacionais como a série Equador (2008), da emissora TVI, de Portugal. E essas referências figuram orgulhosamente nas paredes do hall de entrada do hotel.




História
Para aproveitar todo potencial histórico e cultural que o hotel representa, eles disponibilizam na primeira noite dos hóspedes no local um tour guiado onde é possível saber sobre vários acontecimentos ao longo dos tempos e como o hotel preserva até hoje características, cômodos e móveis com mais de 200 anos, como o espelho exibido na sala.

Ao longo do tour, são mostrados as telhas que eram feitas nas coxas das escravizadas, de onde vem a expressão “feito nas coxas”, é explicado o significado de criado mudo, do porquê as noivas casam em maio, entendemos vários tipos de costumes da época em uma narrativa divertida que dura cerca de 40 minutos.






Acomodações
O Hotel Fazenda Boa Vista tem 4 tipos de acomodações: os quartos dentro do casarão, os quartos anexos ao casarão, os chalés da beira do lago e os quartos a 100 metros do casarão, esse último, embora não seja tão longe, não é recomendado para pessoas com dificuldade de locomoção porque podem apresentar uma variação íngreme.
Na minha opinião, para quem deseja desfrutar de uma experiência mais imersiva, os quartos dentro do casarão, além de serem mais bonitos, também oferecem a sensação de estar, de fato, se hospedando na fazenda. A única desvantagem é que como muitas pessoas circulam pelo saguão e por dentro do casarão, não tem o silêncio e a tranquilidade de quem fica em outras acomodações, especialmente na hora das refeições e horários de check-in e check-out.



Eu fiquei no chalé a beira do lago e achei que ele ficou um pouco aquém do esperado. Ele não é aconchegante e uma parte da parede apresentava rachaduras. O ponto alto dele é que tinha uma banheira bem gostosa.


Alimentação

O Hotel Fazenda funciona em sistema de pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar e entre o almoço e o jantar são disponibilizados café, chá e biscoitos no saguão. Eu gostei da quantidade de pratos e itens que eles oferecem nas refeições e a comida muito honesta, com aquele gosto de caseira mesmo, de fazenda. Não tem nenhum luxo, tampouco itens muito elaborados, mas justo pelo valor que cobram e bem variado.

A base da culinária da fazenda é mineira, porém, no jantar podem acontecer noites temáticas. Na noite de sexta tivemos noite italiana com foco nas pizzas e massas e na segunda tivemos uma noite country com música ao vivo e buffet com muitas referências a comida americana, com hambúrguer, batata-frita, cachorro quente, pipoca e outros. E teve até fogueira! Tanto no almoço quanto no jantar, um vasto buffet de sobremesa com doces de diversos tipos, incluindo os saborosos doces de compota de fazenda que estão presentes em todos os dias.




Horários
Café da Manhã Colonial: 08h30 – 10h00
Almoço da Roça: 12h30 – 14h30
Jantar: 19h30 – 21h00











Fazendinha e atividades
O Boa Vista tem mais foco histórico do que de entretenimento, mas ainda sim, dentro da sua capacidade, consegue atender famílias com crianças. Tem uma mini fazendinha onde é possível dar mamadeira aos bezerrinhos, andar a cavalo (esse cobrado à parte) e interagir com coelhos e porquinhos da índia.






O hotel tem piscina aquecida interna e normal ao ar livre, mini parque aquático, pula pula, touro mecânico, tirolesa (paga à parte), pedalinho (pago à parte), recreação com funcionários para adultos e crianças, arvorismo, muro de escalada, quadra poliesportiva, campo de futebol e salão de jogos (fichas à parte).
Horta
A maior parte das hortaliças que consumimos nas refeições chegam à mesa da horta da própria fazenda. Os insumo são super frescos e também uma ótima opção educacional para passar o tempo com as crianças.


Informações gerais
Fui no final de agosto quando o hotel já apresentava os primeiros sinais da primavera. Estava bem bonito e florido, porém com as temperaturas mundiais um pouco confusas, estava bem quente e seco, inclusive à noite que costuma ser mais fresquinho.

O hotel aceita dinheiro, cartão de débito e cartão de crédito, tem wi-fi que funciona por quase toda propriedade de 100.000 metros quadrados, estacionamento e os horários de check-in e check-out são:
Check-in na sexta a partir 15 h e check-out domingo até 15 h.
O horário do check-out ser até 15h foi uma das coisas que eu mais amei, porque assim foi possível almoçar antes de pegar a estrada novamente. O local também oferece day use.
O hotel é petfriendly e tem na propriedade muitos gatinhos e dois cães.
Informações para contato e reservas: (12) 997289809 | (24) 998764521
Veja aqui o vídeo do O que fazer no Rio no Hotel Fazenda Boa Vista
