Na última quarta-feira (11/09), o Parque Olímpico, na Zona Oeste carioca, recebeu o evento-teste da edição 2024 do Rock in Rio.
Produção, familiares, membros do Rock in Rio Club e imprensa puderam aproveitar, em primeira mão, tudo o que a Cidade do Rock oferece, como os brinquedos, o musical ”Sonhos, Lama e Rock and Roll”, a Gourmet Square, a Babilônia Feira Hype, o Global Village, entre diversas outras atrações.
A imprensa convidada se reuniu no Rock World Lounge, localizado atrás do Palco Mundo para a coletiva, que antecedeu a abertura de portas para o evento teste. A cerimônia contou com a vice-presidente executiva da Rock World, Roberta Medina, e ohead de Experiências de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco, Rodrigo Montesano, que apresentaram todas as novidades Cidade do Rock – entre elas a confirmação das apresentações diárias do espetáculo da Esquadrilha Céu e de um inédito videomaping no Palco Mundo, feito em parceria com a OCUBO. Também foi reforçada a permissão da entrada com garrafa de água de plástico, de até 500 ml, cheia e com tampa.
”Estamos a dois dias de um dos meus momentos que eu mais adoro no Rock in Rio, a abertura de portões. Cada pessoa que pisar aqui dentro vai viver uma edição histórica no festival. Serão sete dias de muita música e entretenimento para os fãs aproveitarem cada segundo das 500 horas experiências na Cidade do Rock. Hoje pudemos sentir um gostinho do que estar por vir e a ansiedade só aumenta, será mágico”, diz Roberta Medina.
Rodrigo Montesano, head de Experiências de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco,, patrocinador master do Rock in Rio há sete edições, destacou: ”No ano em que comemoramos o nosso centenário, convidamos o público para uma celebração da riqueza cultural brasileira. Nesta edição, apresentamos o Pavilhão Itaú: espaço com mais de 1.000m², o maior ambiente já criado pela marca na Cidade do Rock. Neste local, receberemos artistas para os tradicionais shows do Itaú, que serão iniciados após a apresentação do headliner do Palco Mundo e irão transformar o gramado do festival em uma grande pista de dança e em uma festa diária”.
Desde o início do evento teste, o público pôde aproveitar todos os brinquedos: Roda-Gigante, Montanhas Russas, Tirolesa, Discovery e Megadownload. Uma nova atração radical também foi destaque, o Journey: desenvolvido para celebrar os 40 anos do icônico festival de música no Brasil. A estrutura de 100m² é a primeira desse porte a ser criada para um festival de música e entretenimento no país. Utilizando elementos lúdicos e sensoriais, a ativação transporta o público para uma viagem em momentos marcantes das edições anteriores do Rock in Rio no Brasil. O desenvolvimento da parte sensorial da experiência foi comandado por nomes renomados do mercado, sendo a parte de efeitos visuais pelo diretor de cinema Geninho Galvão, e a trilha sonora do Journey pelo maestro Eduardo Souto Neto, também responsável por criar o tema original do festival e da vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1.
O musical ”Sonhos, Lama e Rock and Roll” com criação de Roberto Medina, produção musical de Zé Ricardo e concepção de Claudio Botelho e Charles Möeller – que também é o diretor geral, arrancou suspiros de quem acompanhou a primeira sessão aberta ao público do espetáculo. Baseada na trajetória de 40 anos do festival, a obra carrega uma mensagem inspiradora sobre a importância de sonhar e fazer acontecer. O elenco protagonista é composto por grandes talentos, como Rodrigo Pandolfo, Malu Rodrigues, Rodrigo Pandolfo, Bel Kutner, André Dias, Gottsha e Guilherme Logullo.
O entardecer na Cidade do Rock deu início com as atividades na Highway Stage. O público pôde conferir de perto o show da banda Canto Cego. Logo depois, o público se encantou com o espetáculo aéreo da Esquadrilha Céu, que acontece em todos os dias no festival. No Global Village, novo espaço da Cidade do Rock, o público presente pode ver atrações de rua e show da Juliana Linhares. Também, no Palco Supernova, em uma parceria com o Filtr Music Brasil, teve uma prévia do show da banda Black Pantera. Além disso, os convidados conferiram uma parte do show que o embaixador do palco, Xande de Pilares fará no Espaço Favela, em curta apresentação performada no local.
Outra grande atração do dia foi o show do Barão Vermelho no Palco Sunset, cantando os maiores sucessos da banda. Já no New Dance Order, a dupla de irmãos Cat Dealers colocou o pessoal para dançar, aquecendo para o palco com um setlist repleto de sucessos. Fechando a noite do evento-teste em grande estilo, o Rock in Rio preparou um espetáculo pirotécnico no Palco Mundo junto com um espetáculo de luz que iluminou a Cidade do Rock. Um videomaping inédito, desenvolvido em parceria com a OCUBO, ocupou toda a extensão de cenografia do espaço, trazendo projeções de artes inspiradas nos 40 anos de história do festival. Este espetáculo que antes ia acontecer apenas no Dia Brasil, vai ser realizado em todos os dias de festival.
Com a sua icônica música tema tocando na saída, o público já sentiu o gosto de como é ter o mundo outra vez e o início das comemorações de 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo.
O Rock in Rio 2024 acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro. Entre as atrações musicais do evento, nomes como Travis Scott, Imagine Dragons, Evanescence, Avenged Sevenfold, Ed Sheeran, Katy Perry, Shawn Mendes, Ludmilla, Lulu Santos, Os Paralamas do Sucesso, Ivete Sangalo e Luísa Sonza.