O público que vai ao Rock in Rio, além do interesse por conhecer a Cidade do Rock e todas as experiências que ela proporciona, busca assistir aos shows de artistas consagrados da música nacional e internacional nos palcos Mundo e Sunset, considerados os principais do evento.
No entanto, é inegável que os demais espaços musicais disponíveis no festival vêm, ao longo dos anos, se consolidando como parte importante do espetáculo. Em meio a isso, confira análise da reportagem de O QUE FAZER NO RIO sobre os palcos alternativos do Rock in Rio 2024:
Global Village
Em 2024, o Rock in Rio apresentou algumas novidades, e uma delas foi o Global Village. Homenageando o Theatro Municipal carioca em seu design, o novo palco foi estrategicamente montado no local anteriormente ocupado pelo Espaço Favela, isto é, no caminho que leva o público do Mundo ao New Dance Order.
Entre as atrações que passaram por lá, nomes famosos da música brasileira, como Geraldo Azevedo, Leila Pinheiro e Roberto Menescal, e outros em ascensão, como Hungria, Juliana Linhares e Larissa Luz. Possivelmente, veio para ficar, uma vez que a adesão do público foi boa.
Supernova
Próximo ao Global Village, o Supernova, existente desde a edição 2019 do Rock in Rio, mostrou mais uma vez seu potencial. Recebendo nomes como Dead Fish, Black Pantera, Autoramas, MC Maneirinho, Duquesa, Cynthia Luz, Nina Fernandes e Lil Whind (alcunha musical do humorista Whindersson Nunes), o palco comprovou ser ótima opção para quem busca shows mais curtos e, por que não, esperar o tempo passar em meio às atrações principais do evento.
New Dance Order
Não é exagero dizer que o New Dance Order, reduto da música eletrônica no Rock in Rio, é o terceiro principal palco do festival. Para 2024, diferentemente das edições anteriores, quando as atrações no local começavam durante a tarde, a produção optou por deixá-lo exclusivamente noturno. E isso funcionou.
Recebendo nomes famosos como Deadmau5, DJ Snake, Alison Wonderland e Kaskade, o espaço ficou lotado todos os dias e foi, mais uma vez, a melhor opção de after para os ”inimigos do fim”. Em constante crescimento, está mais certo do que nunca para a edição 2026 do evento.
Espaço Favela
Assim como o Supernova, o Espaço Favela também foi implementado no Rock in Rio 2019. Na atual edição, porém, mudou de lugar, passando para uma área mais escondida do Parque Olímpico. No entanto, isso não foi empecilho para que fosse um sucesso, pelo contrário. Com nomes como Belo, Xande de Pilares, Fundo de Quintal, Buchecha, Tati Quebra Barraco, Dennis DJ, Kevin o Chris, Poze do Rodo e Thiago Pantaleão, acabou virando uma espécie de evento à parte dentro do próprio festival, sempre bastante cheio. Um dos principais acertos da família Medina.
Pavilhão Itaú
Fim do último show no Palco Mundo… Hora de curtir o New Dance Order ou ir embora para casa, certo?! Errado! Em meio à saída do público da área destinada ao principal espaço musical do Rock in Rio, a cor laranja vibrante do Pavilhão Itaú mostra que, ali, ainda há música a ser tocada. Este ano, nomes como BK’, Forfun, Paulo Miklos, Arnaldo Antunes, Os Garotin e Liniker passaram pelo local. No entanto, o carro-chefe da arena ficou a cargo da rainha Xuxa, com seus eternos sucessos infantis agora ecoados por uma multidão de adultos.