Primeiro ônibus elétrico da Enel X no Brasil chega ao subúrbio do Rio em um circuito cultural

22/11/2021 0 Por Natália Alves

A empresa, maior player de mobilidade elétrica da América Latina, e já muito atuante na expansão da frota de veículos elétricos individuais no país, lança seu primeiro ônibus elétrico na cidade do Rio, em um circuito cultural em Madureira, de forma gratuita para a população.

Ônibus cultural elétrico com tecnologia EnelX

O Rio é a primeira cidade no Brasil a receber um ônibus elétrico da Enel X, em plena atividade cultural. O projeto “Verão verde”, em parceria com a Prefeitura do Rio, levará cariocas e turistas pelos principais pontos culturais de Madureira, um dos bairros com mais história da Zona Norte, com perfil de inovação e economia criativa. O passeio será feito de forma ecologicamente correta, em um veículo sem emissão de gases poluentes e silencioso, com a tecnologia da Enel X.

No caminho para a sustentabilidade de nossos centros urbanos, a Enel X acredita fortemente no papel fundamental da mobilidade elétrica. Tanto na esfera privada quanto na esfera pública. Graças à experiência pioneira e aos importantes investimentos realizados no campo da mobilidade elétrica privada, hoje a Enel X oferece soluções de transporte verde também para as Administrações Públicas, promovendo a transição energética também para transportes públicos.

Tecnologia EnelX

Empresa dedicada a soluções em energia, a Enel X foi escolhida após convocação pública e vai cuidar da operação, manutenção, custo e instalação de infraestrutura de recarga, além da seleção e do treinamento dos condutores. A empresa é líder global nos setores de soluções de energia avançada e de mobilidade elétrica, com cerca de 175 mil pontos de carregamento públicos e privados de veículos elétricos em todo o mundo.  

E os cariocas podem comemorar. O tour no ônibus elétrico será 100% gratuito e está aberto ao PÚBLICO desde o dia 14/11, todo sábado e domingo até janeiro, sempre nos seguintes horários: 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 17h. O passeio começa e termina na Arena Fernando Torres (Parque Madureira), onde haverá feirinha das 9h às 18h. O tour tem 10km, com duração de aproximadamente 60 minutos, passando por: Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; CUFA/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano.

A saída do ônibus elétrica é do Parque Madureira

Berço do samba, Madureira abriga duas das principais agremiações carnavalescas do Rio: Portela e o Império Serrano, além da Casa do Jongo da Serrinha. Não à toa, foi o primeiro bairro cultural carioca a receber o programa “Zonas de Cultura”, que tem o objetivo de investir recursos diretamente no bairro para desenvolver a cultura e a economia criativa naquela região e ao mesmo tempo ter impacto no território, recomeçando assim o renascimento da cidade. O tour será conduzido pela equipe da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. A população será recebida por técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo.  

Mais informações

“Verão verde” – Ônibus elétrico em Madureira

Até janeiro de 2022, aos sábados e domingos.

Horários: 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 17h.

Ingressos gratuitos: bit.ly/buscultura (40 lugares)

*Esse é um conteúdo patrocinado.