Floricultura com café traz conceito inovador ao Méier
Um conceito inovador para quem mora e frequenta a zona norte carioca passa pela Rua Silva Rabêlo no Méier. Um pouco mais comum na zona sul e oeste do Rio, a casadinha floricultura + cafeteria é uma ideia pra lá de aconchegante e necessária para pausas de pequenos e longos respiros na cidade. Por mim, seríamos tomados por flores e café por todos os cantos. Enquanto isso não acontece, podemos desfrutar das poucas iniciativas que já existem por aí.
A história
Conheci a Maria Rosa Flor e Café através de uma seguidora gentil que me marcou no post comemorativo deles de 1 ano. Achei o lugar uma gracinha e corri para conhecer. Chegando lá, fui recebida pela Cláudia, uma das integrantes do clã Maria Rosa. Com sorriso farto, a moça, que além de ser integrante da família também faz parte da equipe de marketing da casa, me contou um pouco mais do surgimento do local. Tudo começou com a paixão por decoração e coleções da revista Claudia Casa. Antigas moradoras do Méier, e atuais de Jacarepaguá, o gosto pela decoração acompanha a família desde sempre, ladeado por Maria Rosa e suas duas filhas. E o que antes era somente um hobby, virou trabalho.
A história poderia ser colorida e florida do início ao fim: uma família amante de flores e decoração que se uniu para abrir uma cafeteria na Cidade Maravilhosa, virou capa da revista Forbes e foi só sucesso. Seria lindo se não precisássemos conviver com a face nefasta do racismo, principalmente o estrutural, que assola nossa sociedade. A família Maria Rosa é composta por 6 integrantes de pele preta, pessoas extremamente orgulhosas (com toda razão) de suas trajetórias, todas bem sucedidas. Uma trabalhou em multinacional, o outro é piloto de avião, e por aí vai. Entretanto, por mais dinheiro que tivessem no bolso, já que esse é o principal problema na maioria das vezes, foi um longo percurso até que alguém aceitasse alugar o espaço para eles. Sempre com desculpas mais estapafúrdias, Cláudia, a integrante do clã responsável pelo marketing, se deu conta em certo momento que o empecilho não era a falta de dinheiro ou referências. Era a cor da pele. Parece inacreditável que isso aconteça não só em pleno século 21, mas também no coração do subúrbio carioca, local nascente da cultura preta da nossa cidade cujos moradores são majoritariamente… pretos!
Ainda bem que a história teve um bom desfecho e o Maria Rosa Café nasceu e floresceu e há cerca de um ano e meio vem cativando a vizinhança com um ambiente moderno, aconchegante, cheio de beleza e simpatia, que eu voltaria mais um milhão de vezes.
A FLORICULTURA
A loja funciona, principalmente, como floricultura. Tanto no site quanto presencialmente, o visitante pode adquirir flores, vasos, adubo, terra e outros apetrechos para cuidar dos seus jardins. Há ainda a possibilidade da assinatura mensal de flores, decoração de casamento e buquês de noiva, cestas e kits.
CARDÁPIO
Na parte do café, as propostas são simples, mas satisfatórias. Com R$20,00 dá pra comer um bom sanduíche com um café curto enquanto admira a atmosfera da loja que é uma delícia. O forte são as tortas decoradas de casamento e a de bem casado com morango que é sucesso na casa. Nós fomos nessas duas sugestões, nas torradas Petrópolis com geleia, nos pães de beijo (os pães de tapioca veganos que ‘imitam’ os pães de queijo) que estavam ótimos e nos cafés em taças.
Come-se bem por aqui e de quebra em um ambiente projetado para te acolher como se estivesse em um jardim. Outro ponto muito positivo é a trilha sonora que são daquelas que deixam a gente com vontade de ir ficando, e ficando… Super agradável! Vale a visita para quem estiver de passagem ou mora no Méier. Agregou bastante à região que já é tão rica em cultura e gastronomia. Se você ainda não conhece, o Maria Rosa é uma boa oportunidade para começar.
SERVIÇO
Endereço
Rua Constança Barbosa, 62 – Méier
Dias e horários de funcionamento
Segunda a Sexta
9h às 19h
Sábado
9h às 16h