Bosque da Barra: um passeio para a família toda

09/04/2021 0 Por Natália Alves
Bosque da Barra é uma boa opção de parque natural ao ar livre

Com cerca de 53 hectares, o Bosque da Barra é um amplo espaço ao ar livre na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Muito procurado para fotos de ensaios de casamento, piquenique e passeio com crianças, é um pedaço de natureza viva no coração da Barra, que antigamente, mas nem tão antigamente assim, meados de 90, era uma região bastante inóspita. Hoje, com a expansão mobiliária é recheada de prédios e shoppings para todos os lados. Porém, é no Bosque, nas praias e nas trilhas da região que turistas e moradores encontram um respiro da selva de pedra.

O Bosque da Barra é um amplo espaço verde no coração da Barra da Tijuca

Com uma flora rica em espécies raras e ameaçadas de extinção como a Quaresminha, o cacto-coroa-de frade, o Araçá-da-praia e a jarrinha, alimento da lagarta da ameaçada borboleta da praia. Nas áreas brejosas e alagadiças, a mata é formada por diversas espécies arbóreas.

A fauna do local é complementada por aves como o quero-quero, gavião, borboletas, calango e até serpentes como a jiboia! Inclusive, nos dias pós chuva, fica um alerta na entrada da possibilidade de aparição de cobras e jacarés!

Dos mamíferos, o local também sustenta as cutias, capivaras e o bicho preguiça. É um verdadeiro bio parque gratuito na cidade! Nós ficamos encantadas quando conhecemos, mas também atentas para qualquer sinal de uma aparição surpresa de uma cobrinha, hahaha.

Fazendo pose, mas alerta para a aparição de serpentes, hahaha
Não vimos nenhuma, ufa!

Além da entrada, o estacionamento também é gratuito. Só fica um alerta: não estenda sua visita até muito tarde porque a segurança do parque ainda é precária e muitas pessoas relatam assaltos. Embora não tenha acontecido nada comigo quando fui, nem sequer tive essa preocupação porque não sabia, é sempre bom ficar atento. Vá em grupo ou em família e boa diversão.

O parque apresenta opções de passeio para família com crianças como as bicicletas, área para piquenique e banheiro

Endereço

Avenida das Américas, 6000 – Barra da Tijuca

Dias e horários de funcionamento

De terça a sábado, de 6h às 13h.

Compartilhe esse post: