Nem todos conhecem essa pequena relíquia escondida no alto de um mirante em Vargem Pequena, mas a Paróquia de Montserrat tem um papel histórico importante na cidade.
A antiga capela e agora Paróquia de Vargem Pequena, originalmente dedicada à Nossa Senhora do Pilar e cujo frontão ainda é ornado com o símbolo da antiga padroeira, foi construída em meados do século XVII. Foi entregue desde o início aos cuidados dos monges beneditinos, proprietários das fazendas do Camorim e da Vargem, que a administraram por um longo tempo.
No início do século XX, após o templo daqueles monges ruir em decorrência de um vendaval, a imagem de Nossa Senhora de Montserrat foi transferida. Mais tarde, quando a capela foi reconstruída, a comunidade local não quis devolver a imagem. Desde então, a capela assumiu a invocação de Nossa Senhora de Montserrat. Por volta de 1950, sua imagem de madeira foi transferida para o mosteiro de São Bento, ficando em seu lugar uma réplica em gesso.
Restaurada recentemente, a pequenina capela recebeu a alcunha de “Jóia do Império” por sua beleza e tornou-se, oficialmente, paróquia.
Vocês conhecem?